terça-feira, 13 de março de 2012

A MÚSICA NA SALA DE AULA

Assim como todos os sentidos externos do corpo humano (olfato, paladar, visão, tato) a audição é resultado de uma interpretação cerebral.
Quando pensamos em música, logo imaginamos o ouvido como órgão importante de sentido, mas é o cérebro que interpreta as ondas recebidas pelo ouvido.
Quanto mais rica for uma música em seus diferentes sons (agudos, médios e graves); timbres (cordas, sopro e percussão), ritmos (pulsações), velocidades (notas longas, médias e curtas) intensidade (forte, média e fraca), com harmonia (combinação de sons simultâneos), mais o cérebro de quem houve será estimulado.
Recomenda-se às crianças em idades do desenvolvimento cerebral (0 a 6 anos) ouvir músicas eruditas, por serem ricas em expressões sonoras propícias ao desenvolvimento da acuidade cerebral auditiva, característica esta que é de grande importância para a aprendizagem de idiomas e como ajuda a quem transtornos na fala e na escrita.
A música, a arte de combinar os sons, é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir ideias e informações, faz parte da combinação social.

- Sugestão de atividade utilizando música, conteúdo - Verbos.
Entregar para cada pessoa a letra da música Como uma onda - Lulu Santos.
Em uma folha a parte cada pessoa deverá selecionar 9 verbos presentes na música. Após acrescentará a esta lista outras 6 verbos. Depois será entregue a cada um uma planilha em branco com 12 espaços, onde cada um escolherá 12 verbos de suas lista e os escreverá aleatoriamente nas células da planilha.
Quando a música for tocada, as pessoas irão marcar os verbos ouvidos. Quem marcar primeiro duas linhas completas na grade, uma na horizontal e uma na vertical, ganha.

Outra atividade muito interessante é fazer a dobradura para que a criança possa ilustrar a cantiga Era uma casa muito Engraçada.

A seguir a dobradura, super fácil de ser feita. Vários modelos para você se inspirar.
 
 

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