ASSESSORIAS IBEP

ASSESSORIA COLÉGIO TRIÂNGULO - RECANTO DAS EMAS

Estas semanas de julho de 2012 estão sendo bastante intensas. Mas pesquisando na Internet vi uma dinâmica de integração bem interessante e que muitos professores gostaram bastante de fazer. Chama-se  SORRISO MILIONÁRIO.

Distribui-se 4 palitos de picolé para cada pessoa do grupo, onde cada palito vale R$1.000,00 (Mil Reais), as pessoas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal todas as pessoas deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro, paga um palito para a pessoa a quem sorriu.
Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", isto é palitos.




ASSESSORIA COLÉGIO KAMILA ROCHA - M NORTE

Amanhã - 29/03, vou fazer uma assessoria novamente sobre criatividade, mas juntamente com o lúdico em sala de aula.Além da palestra e todas as dinâmicas que a envolvem, resolvi dar um brinde para cada professor. São encartes e projetos que vieram nas revistas voltadas para a sala de aula, comprei-as como suporte, mas algumas coisas não vou utilizar pois está fora da minha área diária de trabalho, porém dão ideias ótimas. Assim, resolvi escanear e colocar as atividades a seguir como sugestão de trabalho. Algumas irei executar futuramente nas minhas assessorias, montados jogos para o lúdico em sala de aula. Aproveitem professoras.

1º JOGO DAS PALAVRAS - Acho que seria bom para classes a partir do 2º ano e envolve raciocínio lógico e adição. Gostei bastante. O tabuleiro pode ser um de dama ou xadrez, é só para delimitar o espaço onde as crianças irão colocar as letras. Também é interessante que as crianças copiem as palavras no caderno. Podem ilustrar, colar imagens, colocar em ordem alfabética, organizar pelo número de sílabas, formar frases com as palavras. A partir das frases pode-se trabalhar o parágrafo, montar poemas. Enfim, são inúmeras as atividades que podem ser feitas a partir de um simples jogo.



2º Jogo das vogais - Indicado para turmas de Educação Infantil, o professor pode entregar já colorido, ou pode entregar sem pintar, deixar os alunos pintarem e depois colar na cartolina, recortar e aí é só diversão.










ASSESSORIA COLÉGIO CULTURAL - RECANTO DAS EMAS

Amanhã realizarei uma palestra sobre O LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA. Primeiro vou realizar uma dinâmica que aprendi hoje, chama-se os papéis.
 Cada pessoa receberá uma planilha como esta onde escreverá os seus papéis diários e em seguida a reflexão: Você está desempenhando todas estes papéis com excelência? O que tem te impedido?

Devemos fazer o nosso trabalho com excelência, não importa qual seja ele, é preciso sermos destaques, não para humilhar o outro, mas para termos sucesso naquilo que fazemos, com isso, sempre faremos melhor e com mais prazer. Uma vez que ser professor é marcar a vida de outras pessoas. Todos nós tivemos em nossa histórias professores que nos marcaram positivamente ou negativamente, mas sempre deixa uma marca, não importa qual seja, sempre lembraremos das pessoas pelas marcas que nos deixaram. Como você professor quer ser lembrado daqui cinco, dez, quinze anos? Que marcas você quer deixar em seus alunos?

Pedir que cada professor pegue uma imagem de revista que melhor lhe identifica. Perguntar por quê escolheram aquela imagem. Após todos falarem, será pedido para cada um rasgar a sua imagem em oito partes. Em seguida, deverão remontar a imagem. Questionar: Ficou da mesma forma? Não, não é mesmo. Isso porque tal qual a imagem a nossa vida também é marcada.

Como você, enquanto professor está marcando a vida do seu aluno? Como você está desenvolvendo o seu trabalho? Seus alunos gostam da suas aulas? Você consegue trazer a atenção deles para você? Estas perguntas precisam ser feitas para você mesmo(a) toda semana. Nossas crianças hoje estão bombardeadas com muitas informações, muito consumismo e muitas vezes estão deixando de ser crianças antes da hora, pois uma coisa estão lhe faltando: O carinho, o amor, a atenção e o cuidado que muitos pais e responsáveis não estão tendo.

Sabemos que hoje, a família está passando por uma grande desestruturação e a criança que ainda não tem noção alguma recebe essa carga emocional fortíssima e não sabe como reagir. Os pais não estão sabendo educar seus filhos e está sobrando para a escola fazer esse papel. Contudo a escola tem a função única de formar o conhecimento precisamos lutar para que aquele ditado tão conhecido: EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO, comece a ser levado a sério.

Além do problema familiar, a escola está sofrendo com crianças com diversos tipos de problemas neurológicos, psicológicos, déficits, transtornos e dizemos, na minha época não era assim. E não era mesmo, havia a exclusão, a reprovação sem qualquer sentimento e muitos de nós sofremos com isso, com a evolução dos conhecimentos científicos hoje sabemos de vários problemas que acometem a uma criança, mas nem por isso ela vai deixar de aprender ou de ser alguém de destaque na sociedade, mesmo dentro de suas possibilidades. Se houve uma evolução dos transtornos de aprendizagem, houve também uma evolução nas pesquisas sobre como lhe dar com tantas situações de não aprendizagem. Mas nós professores deixamos de estudar, deixamos de ler, deixamos de pesquisar, deixamos de questionar e simplesmente abrimos nossos livros didáticos e damos aulas insonsas, desinteressantes e que não geram qualquer aprendizagem. Ao final culpamos quem escolheu aquele livro ruim.

Posso dizer categoricamente que não existe um livro didático perfeito, mas existem boas aulas planejadas e professores que querem ser a diferença na vida dos seus alunos. O livro didático não tem que ser o fim, mas sim o meio. Quando um pai compra um livro, ele quer que seu filho aprenda. E os professores precisam sair da zona de conforto e correr atrás de coisas novas e interessantes para seus alunos. O livro didático será o último recurso a ser utilizado no processo ensino-aprendizagem. 

É sempre mais interessante começar aguçando a curiosidade, despertando o interesse para o desconhecido.

Finalizar a palestra passando a música: COMO UMA ONDA, de Lulu Santos, onde os professores deverão completar os espaços em branco.

ASSESSORIA COLÉGIO CEIB - RIACHO FUNDO I

Amanhã irei fazer uma palestra voltada para os pais, sobre disciplina. Disciplina não é sinônimo de surra. Disciplina é sinônimo de educação e cidadania. A Bíblia ensina que a vara é para o filho tolo e como livramento do inferno: 
O açoite é para o cavalo, o freio é para o jumento, e a vara é para as costas dos tolos. (Provérbios26:3)
“Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.” (Provérbios 23:13,14).
“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” 
(Provérbios 29:15).

Não significa que os irão espancar seus filhos:
"Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar" (Provérbios 19:18).

Há vários versículos bíblicos que ensinam os pais a correção e a postura que devem ter com seus filhos. Contudo, hoje a sociedade está cada vez mais distante de Deus, por isso, erra, peca e destroi a sua própria família. Se procurarmos ler mais a Bíblia, seguir seus ensinamentos, com certeza, seremos pessoas melhores, mais esclarecidas e teremos uma sociedade melhor.

Montei para a minha apresentação, palavras retiradas do livro QUEM AMA EDUCA, de Içami Tiba



ASSESSORIA COLÉGIO ARCO-ÍRIS - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

A dinâmica inicial: Cada pessoa recebeu um coração dividido em duas partes, onde na parte direita deveria escrever o que lhe é fácil fazer e à esquerda o que lhe é difícil fazer. Após todos deveriam unir as duas partes e colar em um coração inteiro colorido.
Pois não somos perfeitos e todos temos dificuldades.
É preciso observar se as dificuldades são momentâneas ou se persistem há algum tempo.
As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou emocionais.
É preciso observar se estão associadas a:
  • Preguiça
  • Cansaço
  • Tristeza
  • Sono
  • Agitação
  • Desordem, etc.
Transtornos:
  • Dislexia
  • Disgrafia
  • Discalculia
  • Dislalia
  • Disortografia
  • TDA/H
Dificuldade de Aprendizagem é usada para referir condições sócio-biológicas que afetam as capacidades de aprendizado do indivíduo, não significa baixo QI, mas sim, que o aluno está trabalhando abaixo da sua capacidade devido a um fator em áreas do processamento visual ou auditivo.

De modo geral, a criança apresenta:
  • Linha desigual em seu desenvolvimento;
  • Suas dificuldades não são causadas por pobreza ambiental;
  • Não são causadas por atraso mental ou transtornos emocionais;
Só podemos falar em dificuldade de aprendizagem com alunos que:
  • Possuem QI normal a superior;
  • Possuem ambiente sócio-familiar estruturado;
  • Não apresenta deficiências sensoriais e nem problemas neurológicos significativos;
  • O seu rendimento escolar é sempre insatisfatório.
Consequências, a criança fica:
  • Confusa
  • Impulsiva
  • Hiperativa
  • Desorientada
Tornando-se:
  • Frustrada
  • Rebelde
  • Deprimida
  • Retraída
  • Agressiva
Ao final foi lido o livro: UM AMIGO DIFERENTE, de Claudia Werneck

Esse livro poderia ser trabalhado com alunos de 1º Ano (oralmente) e com alunos de 2º ao 5º Anos -  Uma atividade combinada poderia ser a discussão do filme Procurando Nemo que também trata da questão do diferente. Afinal, todos somos de alguma forma diferentes....

O livro estimula a criança a pensar em algumas crianças diferentes: que depende de uma cadeira de rodas para se locomover, com hemofilia, com síndrome de down, gago e outros.

Barrinhas
ASSESSORIAS FEITAS EM JANEIRO E FEVEREIRO - ESCOLA PROGRESSO, ESCOLA NOVO CAMINHAR E COLÉGIO CEMAR. PROFESSORAS MUITO DEDICADAS!!























ASSESSORIA COLÉGIO IESMA
Esta será a primeira assessoria este ano. Espero que de muitas ainda. Serão dois temas: Criatividade a semente do sucesso e Bom para o professor, melhor para o aluno:
Como desenvolver a disciplina em sala de aula.
Dois temas bastante pedidos em muitas escolas.
Como complemento a minha visita na escola, fiz esses cartõezinhos com uma mensagem bem fofa e um folhetinho. Espero que seja um sucesso a minha tarde amanhã!!



A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa


image






Essa assessoria foi realizada este ano no Colégio Crer-Ser. Uma escola-creche localizada na Colônia
Agrícola Samambaia. A dinâmica da assessoria será aqui descrita.
Início: Dinâmica Anúncio de Jornal
Cada professora recebeu uma folha de papel em branco, onde, em dez minutos, cada uma escreveu um Anúncio Classificado, como os que se veem nos jornais, oferecendo algum serviço, curso ou outra coisa. O anúncio teria o objetivo de anunciar a própria pessoa por intermédio de um produto ou serviço com o qual ela se identifica. Ninguém deveria escrever o próprio nome no anúncio, após todas fixaram seus anúncios em um mural e os leram durante alguns minutos, tentando descobrir quem são as pessoas anunciadas. Ao final foi conduzida a uma discussão dirigida, perguntando:
* Quem se reconheceu através do anúncio classificado (que não o seu)?
* Quantas pessoas pensavam se conhecer e descobriram que não se conheciam direito?
* Como cada um se sentiu, vendo seu anúncio classificado lido pelos outros?
A palestra foi iniciada com a leitura do texto e explicando-o.

Você contrataria você? Cite 10 razões
Antônio Carlos Gomes Brito

O conceito de emprego mudou neste novo milênio. Hoje, para garantir a sua empregabilidade, veja a sua empresa como a sua "cliente". Ela o contrata para que você preste um serviço que ela necessita, tendo como contrapartida a sua remuneração que pode ser acrescida ou não de outros benefícios.
Estamos na era do cliente eternamente insatisfeito. Não é diferente com uma empresa que busca um profissional para ajudá-la a executar determinadas tarefas. Para crescer ou, no mínimo, sobreviver no mercado de trabalho, use da empatia e coloque-se no lugar de quem está contratando um profissional:
"Não quero perder tempo"
"Facilite a minha vida"
"Ofereça o que eu quero"
"Quero qualidade no seu serviço"
"Quero alguém com qualificações profissionais diferenciadas"
"Tenha iniciativa"
"Quero uma pessoa a quem eu possa delegar"
"Comprometa-se com resultados"
"Seja criativo"
"Seja inovador"
"Pense diferente"
Agora olhe para o seu próprio umbigo e reflita: Eu atendo a esses anseios? Se a sua resposta for não, crie maneiras de atendê-los. Muita gente faz o processo de auto-inovação mais difícil do que precisaria ser; continuam presas às experiências do passado e não estimulam-se com novos desafios e situações . Esse é o caminho mais curto para alguém desaparecer. Quer ver? Faça este teste de memória: relembre de 3 profissionais que você conhece que já tiveram sucesso e desapareceram profissionalmente porque não se adequaram às novas exigências do mercado.
Faça o mesmo exercício relembrando de lojas, empresas ou negócios que já foram sucesso e desapareceram porque surgiu algo mais inovador. Tudo o que você fez de positivo será esquecido na próxima semana. Com isso, existem duas alternativas: queixe-se porque as coisas já não são fáceis como antes ou use sua capacidade criativa para identificar novas respostas, soluções e ideias.
Cada momento é um recomeço, um momento de transformação. Uma oportunidade de reciclar-se e manter a sua empregabilidade. Descubra o que a sua empresa, isto é, o seu "cliente" quer antes mesmo que ele próprio saiba. Esse é um desafio à sua criatividade que construirá os seus diferenciais competitivos como profissional.
A premissa básica é fazer mais com menos. Busque novas alternativas, repense, faça melhor, mais rápido, mais economicamente. Pense diferente. Faça diferente. Crie fatos diferenciadores que tragam vantagens, facilidades e benefícios para sua sala de aula. Pense naquilo que ninguém ainda fez antes e evite ser apenas mais um. Crie, inove ou evapore.
Quer um exemplo de uma mudança que observamos no nosso dia-a-dia? Há alguns anos em posto de gasolina só comprávamos combustível ou alguns outros serviços automotivos como troca de óleo, lavagem e lubrificação. Alguém teve a ideia de começar a vender pequenos artigos de conveniência. Hoje o posto que não tiver uma boa loja de conveniência tende a perder seus clientes de abastecimento.
"Por que não pensei nisso antes?"
Esta é uma definição bem-humorada de ideia. Pragmaticamente, uma ideia não é nada mais nem menos do que uma nova combinação de velhos elementos. Ter uma ideia é similar a você criar uma nova sobremesa ou um novo prato. Pegue alguns ingredientes que já conhece ou alguns que recentemente descobriu e combine-os de uma nova maneira. É simples. E nem precisa ser um gênio para fazer isso. As pessoas comuns têm grandes ideias todos os dias. Todo dia alguém descobre ou inventa algo.
"Mas o que poderei fazer de diferente na minha carreira?"
A esta altura você já deve estar com esta pergunta em mente. Utilize esta técnica de geração de ideias:
DE QUE MANEIRAS EU POSSO..................................?
Complete essa pergunta com o seu objetivo ou desafio. Cada resposta que você der a essa pergunta é uma nova ideia.
Não se esqueça que criatividade é como bicicleta; depois que você aprendeu a andar nunca mais esquece. Comece treinando com os exercícios abaixo:
1. Pense em uma tarefa que você realiza diariamente. De que maneiras você poderá simplificá-la?
2. O que você usa em sala que poderia ter, no mínimo, três outros usos?
3. Durante uma hora, pense como se você fosse um cliente da sua aula. Identifique tudo o que pode ser alterado, simplificado, agregado, melhorado para que sua aula não seja apenas mais uma. Escreva tudo o que você observou.
5. Liste, no mínimo, 20 outras aplicações para um clips de papel.
Extraído do site: www.pensediferente.com.br Antonio Carlos Teixeira da Silva é conferencista sobre criatividade e inovação e ministra workshops. Autor do livro Inov-ação: Como Criar Idéias que Geram Resultados.
Ao final do quarto parágrafo, foi realizada a dinâmica chamada ILHA.
Colocou-se um TNT no chão e todas as professoras ficaram em cima dele. Em seguida, foi explic
ado que aquele TNT é uma ilha e que tudo em volta é mar. Foi dito então: O que vocês fariam? E as professoras tiveram que pensar em suas decisões. Após certo tempo, foi pedido para retornarem aos seus lugares.
Considerações: Dificilmente alguém demonstra a iniciativa de se associar a um colega e busca uma alternativa para sair dali de forma enfática. Ninguém pisa na água buscando sair a nado ou explorar a existência de uma ilha mais estruturada nas proximidades. Nas situações do dia a dia, é importante demonstrar criatividade, iniciativa e desprendimento.


Foi finalizada a leitura do texto e passei para as professoras verem o filme MISS POTTER - Uma célebre escritora britânica que tentou 70 vezes a publicação dos seus livros. Escutou 69 vezes não e somente na última tentativa escutou um sim. Um filme lindíssimo e que serve de inspiração para qualquer pessoa. Criatividade e determinação nunca é demais para a realização de um sonho.

As professoras tiveram também um desafio, cada uma ganhou um livro da Editora que fala sobre valores, cada livro um tema e terão que desenvolver um projeto a partir deste livro.

image

ASSESSORIA COLÉGIO CRIARTE

Hoje realizei uma assessoria no Colégio Criarte na Ceilândia Sul. Me senti na Escola Normal há alguns bons anos atrás. Foi realmente uma manhã proveitosa, pois fizemos um quadro de pregas. Ficando então uma bela sugestão para o uso do quadro de pregas. Importante recurso visual que está sendo deixado de lado por muitos professores. É um recurso barato e de fácil manipulação. Permite ao professor trabalhar em todas as áreas do conhecimento. Serve como suporte de informações, apresentando-as de maneira progressiva e dinâmica. Pode ser usado em qualquer área de ensino, inclusive no ensino da leitura e da escrita. A base é uma superfície retangular de cartão, cartolina (duas folhas grampeadas) ou madeira e sobre elas prende-se uma outra folha de papel pardo ou espelho pregueado no sentido horizontal. Para fazer pregas, marcar a folha de papel de 3,5 cm e 7 cm, 3,5 e 7 cm até terminar o papel e dobrar fazendo pregas, depois prender as pregas nas extremidades usando um grampeador. Para arrematar, usar durex colorido. As pregas podem ser colocadas na frente e também no verso, sendo ainda mais úteis. As tarjetas que serão utilizadas no quadro de pregas podem ser feitas com pedaços de cartolina ou papel-cartão, devendo ter 3,5 cm a mais abaixo das letras ou ilustrações, para que se encaixem nas pregas. As tarjetas podem ser feitas colocando-se no verso palitos de sorvete que, depois, vão ser encaixados nas pregas do cartaz ou quadro de pregas. Algumas sugestões que poderão ser usadas no quadro de pregas:
·Para ensinar leitura e escrita: fichas com sílabas ou letras. O professor pode cortar as palavras que desejar em sílabas e letras, trabalhando com a classe: a formação de palavras conhecidas, de palavras novas e de palavras que comecem ou terminem com o mesmo som (ex.: lata - pata - mata).
·Para ensinar leitura e escrita: fichas com palavras. Pedir aos alunos para colocar a sentença em ordem. Colocar no cartaz a mesma palavra que o professor escreveu na lousa.
· Fichas para jogos (discriminação visual, auditiva, gravuras de histórias para ordenação temporal, desenhos diversos, etc.).
· Fichas para tornar mais objetivos os conceitos matemáticos, contagem, conjuntos, operações fundamentais, etc.








******************************************************************************************************

ASSESSORIA COLÉGIO GALILEU - RECANTO DAS EMAS

[slideshow]
Esta foi uma assessoria com oficina para contação de histórias, destinadas a professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Foi uma manhã maravilhosa!!

ASSESSORIA COLÉGIO CRESCER - CEILÂNDIA

Ontem - 20/01/2011 - Realizei uma ótima assessoria no Colégio Crescer, que fica na Ceilândia. Foi uma tarde cheia de grandes surpresas, pois primeiro caiu uma chuva (Tive que comprar uma chinela para atravessar a Hélio Prates, uma enxurrada sem fim). Cheguei super atrasada, morrendo de vontade de ir ao banheiro. Graças a Deus a recepção foi super carinhosa. Não tem coisa melhor do que depois de tanto contra tempo chegar em uma escola e ser repcionada pelos professores com belos sorrisos e boa tarde. Com certeza você fica bem motivada!! Daí falei sobre Implantação e Implementação de projetos. Cujo conteúdo está no link abaixo. É só clicar que abre a sequência de slides no Power Point.
Foi uma maravilha. Contudo o melhor foi quando disse que em Caldas Novas nunca teve vulcão. Algumas professoras ficaram desoladas. Então por causa disso, resolvi colocar este post, onde abaixo, há uma explicação sobre o que acontece com as águas quentes da Serra de Caldas Novas.

Origem das Águas Quentes

A história das águas quentes

O pau-brasil e depois o açúcar, principais atividades econômicas estavam concentradas no litoral e eram destinadas à exportação. A produção do açúcar utilizava mão-de-obra escrava indígena e africana e tecnologia portuguesa. No século 18 houve um grande impulso da economia com a mineração, o que originou um movimento de gente para o interior do país,  com a formação de Bandeiras, cujo o objetivo  maior era a descoberta de ouro, pedras preciosas e índios para escravizar.
Por volta do ano de 1545 as águas quentes da região de Caldas Novas e Rio Quente foram citadas pela primeira vez em uma publicão espanhola. Nessa época já eram feitas incursões de índios, com trilhas que iam do Rio de Janeiro até Machu Pichu, no Peru. Os índios falavam uma praticamente uma só língua, o que facilitou muito as incursões que só foram aumentando com o passar do tempo.
Bartolomeu Bueno da Silva, o filho do Anhangüera, em 1722, ao desviar-se do caminho que seu pai, anos antes havia traçado, encontra as fontes termais formadoras do Rio Quente, que foram denonimadas Caldas Velhas, onde hoje está situada a Pousada do Rio Quente. Os índios da região eram os Guaiás, da tribo Tupi, cujo nome significa pessoa igual, da mesma raça. Os Guaiás e já conheciam os poderes terapêuticos das águas quentes. Essas tribos foram sendo exterminadas pelas doenças trazidas pelos brancos e por serem levadas para outras regiões como escravos. Os mamelucos,resultado do cruzamento entre os homens brancos com  as indias locais, foram os grandes responsáveis pela interiorização do país pois tinham os conhecimentos dos índios sobre a região, falavam a mesma língua, e também aspiravam ter o mesmo status dos pais.

O processo de formação das águas quentes

A empresa estatal Furnas Centrais Elétricas, foi quem realizou até hoje, maior estudo sobre as propriedades termais das águas de Caldas Novas e Rio Quente. Tal pesquisa seu deu em função da possível influência da barragem da Usina Hidrelétrica Corumbá I sobre o lençol termal da região, que estaria sob o risco de esfriar.  Segundo Furnas, o fenômeno das águas quentes decorre devido a características geológicas e topográficas bastante particulares. As águas são aquecidas com o calor de camadas profundas do interior da Terra. O xisto e quartzito são minerais comuns no subsolo da região. Ambos são constituídos por camadas impermeáveis. Entretanto, o xisto é uma formação rochosa mais plástica, isto é, mais moldável pelas forças exteriores; enquanto o quartzito é uma rocha mais rígida, sob pressão, permitindo a formação de grandes conjuntos de fraturas. Nessas  fraturas de quartzito as águas termais encontram as condições ideais para se formarem.
Com a infiltração da água da chuva no topo das Serras de Caldas e da Matinha,  a água quente, confinada sob as camadas de xisto e quartzito, fica submetida a uma pressão muito grande, equivalente à pressão de uma coluna d'água de mais de 600 metros de altura.
Essa água se infiltra por fraturas que atravessamos xistos, interligando a superfície do solo aos quartzitos, permitindo que a água quente, aflore naturalmente, como ocorre na, Pousada do Rio Quente e na Lagoa Quente do Pirapitinga. Essa água sob pressão também pode ser captada antes de aflorar, através de bombas instaladas em poços, como é o caso dos hotéis e clubes de Caldas Novas.
Durante algum tempo,houve o temor de que a água fria da barragem da Usina Corumbá I poderia se infiltrar no lençol termal de Caldas Novas e Rio Quente. Essa peocupação entretanto, não procede,pois as águas do lago estão a cerca de 595m acima do nível do mar, e portanto, bem abaixo de onde se formam as águas quentes, atualmente, na cota 644.

A maior do mundo 

 Caldas Novas, com aproximadamente 86 poços em atividade, é a maior estância hidrotermal do mundo. Para se ter uma idéia, esses poços  bombeam uma média de 1.200 m³ de água por hora, em um regime de 14 horas diárias de água quente com temperatura entre 34 e 57ºC. Além disso a cidade possui uma rede hoteleira que oferece mais de 12 mil leitos, em estabelecimentos dos mais diversos tipos. Em outros lugares do mundo até existem outras estâncias, algumas até com água em temperaturas superiores. Entretanto, essas estâncias localizam-se em pequenas cidades, instaladas em meio a um ambiente bucólico, onde a exploração da água é feita por poucos empreendimentos. Por isso os cidadãos caldasnovenses podem sim se autoproclamarem como moradores da maior estância hidrotermal do mundo sem temerem estar sendo exageradamente barristas ou imprecisos nessa afirmação.
Em Budapeste, na Hungria, por exemplo, localiza-se um aqüífero termal que é muito maior do que o de Caldas Novas e Rio Quente. Contudo, essa água é utilizada na irrigação, na refrigeração, na indústria e, em pequena escala, no turismo. Na Itália e Nova Zelândia também existem grandes aqüíferos termais, mas que também acabam sendo explorados de outra formas,como por exemplo, para a geração de energia.
Mesmo em Goiás, existem outros municípios que possuem fontes hidrotermais, corno Itajá e Cachoeira Dourada. Também em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande Norte e Tocantins, há o registro de fontes termais, mas nada que se compare com o complexo turístico hidrotermal instalado na região de Caldas Novas e Rio Quente.

Esqueçam a história do vulcão

A  explicação sobre a origem das águas termais tem muitas versões sendo que a mais difundidas é, sem dúvidas  a de que teria existido um vulcão, extinto há milhões de anos.
 Essa versão no entanto, não encontra eco entre os cientistas e estudiosos do assunto. Estudos mais modernos mostram que não há indício de vulcanismo na região de Caldas Novas e Rio Quente, idéia reforçada pela forma elíptica da Serra de Caldas, que pode ser vista na foto de satélite mostrada ao lado.
Segundo professores do Departamento de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), o fenômeno das águas quentes  se deve às características do terreno da região, repleto de fendas e constituído predominantemente de quartzito, semelhante ao que ocorre em Cristalina, também em Goiás.

Águas que curam

As águas termais, provenientes das camadas profundas do subsolo, quando bebidas na fonte por vários dias, agem como uma lavagem interna do aparelho digestivo, sendo indicadas nas infecções e moléstias alérgicas em geral.
 Efeitos Benéficos
· Afecções do aparelho digestivo
· Aumento da diurese e excreção do ácido úrico
· Produz efeito sedativo sobre o sistema nervoso
· Estimulante do metabolismo das glândulas endócrinas
Indicada para tratamento
· Reumático
· Alérgico
· Para gastrite
· Afecções da pele
· Artrite
· Nevralgias
· Nefrites e afecções articulares
· Abaixa a pressão arterial, especialmente na arteriosclerose.
· Eliminação de depósito gotoso
· Melhora a digestão gástrica e duodenal
· Aumenta a vitalidade sexual
· Ação notável nas afecções do nervo simpático
 ** A verdadeira fonte da juventude
Composição Química das Águas Thermais - Resíduos em suspensão ausente 
Resíduos 180o C 126,2 mg/l 
Anidrido carbônico total (CO2) 95,6 mg/l 
Anidrido carbônico (CO2) 16,7 mg/l 
Alcalinidade (em CoCap/100.000 de água) 10,5 partes 
Matéria orgânica (em O meio ácido) 1,1 mg/l 
Cloretos (Cl) 0,4 mg/l 
Sulfatos (SO4) 8,4 mg/l 
Nitratos (NO3) 0,7 mg/l 
Nitratos (N02) 0,01 mg/l 
Sílica (SlO2) 34,7 
Ferro (Fe 1--1--1-) 0,2 
Alumínio (Al-1-1--1-1-) 0,2 mg/l 
Cálcio (Ca-1--1-) 21,3 mg/l 
Magnésio (Mg-1--1-) 5,9 mg/l 
Amônio (NH-1-) traços 
Alcalinos (em Na-1-) 76 mg/l 
Fonte: IPT-SP

A versão da ciência sobre a origem das águas quentes

 As fontes termais de Caldas Novas brotam da cratera de um vulcão extinto há milhares de anos? Ou são fontes enriquecidas com minérios de urânio desintegrados presentes na serra de Caldas? Qual será a verdade sobre a origem das águas quentes?
Segundo o cientista Rui Bueno de Arruda Camargo, numa época muito remota do vulcanismo, houve uma convulsão telúrica no planalto de Goiás, e uma imensa montanha de forma circular  expelia lavas, cinzas e gases de seu topo. Esta erupção durou milhares de anos.
Depois disso, graças a outros milhares de anos de desmoronamentos sucessivos que se passaram e a erosão das chuvas e do vento que corroeram as bordas desse vulcão, aliados a decomposição das rochas e a dissolução das larvas e cinzas, carregadas pelas enxurradas, o vulcão extinto foi sendo entupido. Com esse entupimento, o calor e a pressão dos gases internos, provocaram trincas na rocha, dando origem a numerosa fontes de "gêiser" na base da montanha. Num dos pontos, onde havia maior número de fontes, a quantidade de água era tanta que formou-se um ribeirão de águas quentes.
Há pouco tempo surgiu a chamada "teoria do recalque", que diz que  a Serra de Caldas é uma área de retro-alimentação e que possui um reserva de águas freáticas em níveis bastante volumosos. Essa água penetra através das fendas das rochas adquirindo as propriedades físico-químicas que a caracterizam.

Bibliografia:
 Caldas Novas, Além das Águas Quentes . (Carlos Albuquerque / 1996).
Historias e Estórias de Caldas Novas . (Jose Theophilo de Godoy / 1978).
As Fabulosas Águas Quentes de Caldas Novas . (Taylor Oriente / 1968).
Complexo Termal de Caldas Novas . (Antonio T. Neto - Valter Casseti / 1981).
Águas Thermaes de Caldas Novas . (Dr. Orosimbo Correia Neto / 1918).
Caldas Novas a Nossa Cidade . (Magali Izuwa / 2003).
Caldas Novas da Mineração ao Turismo . (Ricardo Cassiano / 1988).
Caldas Novas, Ontem e Hoje . (Ana Cristina Elias / 1994).
Mistérios Das Águas Azuis . (Maria Cândida de Godoy / 1993).

Nenhum comentário: