LEITURA EM SALA DE AULA

Trabalhar a leitura em sala de aula é um grande desafio para qualquer professor. Hoje as crianças encontram muitas outras opções, que segundo elas são mais prazerosas do que a leitura: televisão, vídeo game, internet, brincar de bola com os amigos, passear no shopping, dentre outros exemplos. Porém esta é uma visão que precisa ser mudada, mas não será de um para o outro, é lenta e gradual. É uma educação em conjunto família e escola. A criança precisa ser estimulada tanto pelos pais, que leem para a criança, até em sala de aula, onde o professor é o motivador a descobrir um novo mundo e soltar a imaginação através de um bom livro. É necessário o incentivo a cultura da leitura e somente um esforço em conjunto isso será possível.

O professor ao tomar conhecimento da realidade de seus alunos, procurará estimular esta leitura, fazendo ele primeiro uma bela leitura, aquela que despertará o prazer em seus alunos, pois é muitas vezes por meio de leitura que a criança solta a imaginação e aventura-se em um mundo só seu. Ao dar margens a essa imaginação a criança desenvolverá habilidades voltadas a interpretação textual, a linguagem oral e escrita. Como bem coloca Ruben Alves:
“Isto é verdadeiro também sobre aprender a ler. Tudo começa quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. Não são as letras, as sílabas e as palavras que fascinam. É a história. A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras: quando alguém lê e a criança escuta com prazer. A criança volta-se para aqueles sinais misteriosos chamados letras. Deseja decifrá-los, compreendê-los – porque eles são a chave que abre o mundo das delícias que moram no livro! Deseja autonomia: ser capaz de chegar ao prazer do texto sem precisar da mediação da pessoa que o está a ler.”
A leitura funciona como um libertador, pois aquele que lê, imerge no livro, entrelaça-se a ele e o único limite será a imaginação do próprio leitor. É por meio de leitura que se tem uma visão do mundo, que se formulam hipóteses e constroem-se conhecimentos.
Contudo até chegar neste nível, o professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental precisa desenvolver toda a sua criatividade, para estimular os alunos a terem prazer em ler. Antes de qualquer coisa é preciso conhecer o aluno e seus níveis de desenvolvimento, para que a leitura esteja dentro de sua realidade, pois não tem coisa pior do que uma leitura que não é interessante e é simplesmente uma obrigação.
- Para crianças pequeninas de 0 a 6 anos por ser uma fase mágica, escolha histórias de bichinhos, brinquedos, objetos, seres da natureza ( humanizados), história de crianças, de repetição e acumulativas ( Dona Baratinha, A formiguinha e a neve), histórias de fadas.
- Para as de 7 anos escolha histórias de crianças, animais e encantamento, aventuras no ambiente próximo: família, comunidade, histórias de fadas e escolares.
- Para as de 8 anos histórias de fadas com enredo mais elaborado, histórias humorísticas.
- Para as de 9 anos, histórias de fadas vinculadas à realidade.
- De 10 anos em diante, aventuras narrativas de viagens, explorações, invenções, fábulas, mitos e lendas.
A utilização do varal é uma das formas pelas quais o professor pode dar asas à imaginação é construir um belo trabalho junto com seus alunos. É também uma oportunidade para a leitura de diversos gêneros, pois muito mais que ensinar o que é cada gênero e suas características é o aluno ter contato com eles, ler e interpreta-los. Também é um momento de descontração, pois o mais importante em uma leitura é tirar a idéia de obrigação e torná-la um momento de prazer. Neste sentido, o professor precisa ser bastante criativo. E só para lembrar: Criatividade é você fazer algo comum, porém com um olhar diferente. É importante ter em mente que este é um trabalho construído pelos alunos, daí ser tão eficaz para a leitura, pois o aluno se sente participante e autor de sua escrita.
Você pode montar seu varal de várias maneiras e com diversos tipos de temas. Pode ser um a cada quinze ou trinta dias. Depende do assunto a ser abordado.


image
OS TRÊS PORQUINHOS


Essa história é um clássico da Literatura Infantil e trabalha muito com o imaginário das crianças. Ao ler uma história precisamos conhecê-la muito bem, pois a entonação conta muito, principalmente com crianças que são leitores dependentes. Somos nós adultos os responsáveis por gerar nelas o desejo de aprender a ler.
Assim, elaborei uma proposta de trabalho para uma semana, sendo possível sua aplicação desde a Educação Infantil até o 2º Ano. 
A história servirá também para trabalhar conteúdos em:
Matemática: 
- Numerais até 04;
- Noção de quantidade em conjuntos - mais/menos
- Operações de adição e subtração até 04;
- Sequência temporal - antes e depois;


Natureza e Sociedade / História e Geografia
- A casa
- Tipos de moradia
- A família
- Recursos naturais
- Os animais


Português
- Leitura e interpretação;
- Formação de palavras e frases;
- Sequencia de história;
- Produção de texto;


Valores a serem trabalhados:
- A importância do trabalho
- O valor da amizade
- Coragem x medo


 





A primeira sugestão que coloco para contar a história é utilizando a história em sequência. Ao comprar a Revista Educação Infantil, veio como encarte. Então recortei e colei em uma folha, para ficar mais firme e mais fácil de manusear. É importante plastificar, pois assim posteriormente, as crianças poderão manipular sem estragar.















Mas, pesquisando outros blogs, também achei estas formas de contar a história:






Fonte: http://milocareis.blogspot.com

Fonte: http://www.esquindolele.com.br

Esses dedoches também são ótimos para as crianças levarem para casa e contar à família a história ouvida na escola.
  Dedoche tres-porquinhos

Uma ótima atividade para os alunos do Jardim I até o 1º Ano:
Os três porquinhos completar


Os três porquinhos colagem
3ª atividade:
Tres-porquinhos
4ª atividade:

Tres-porquinhos-3 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 

 

 

 

 


Outras atividades bem legais sobre OS TRÊS PORQUINHOS:
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Outra atividade ótima para Educação Infantil:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Vi este blog com avental de contar história e amei:http://katyabarros.blogspot.com.br
 
 
  
 
 
 
 
Atividades de Produção de texto:
 
Olha só estas outras ideias, achei-as super interessantes, retirei do blog:http://adrianomessiasescritor.blogspot.com.br
 
 
  
  

OUTROS DEDOCHES E O PASSO-A-PASSO. MUITO FÁCIL DE FAZER:
  
 
Olha só que espetáculo este porquinho feito com rolo de papel higiênico. 

 
Como amo origami, este foi um achado:
 
Um lindo avental de história:
 
E outro avental:
 
  
Outra lindeza!
Agora, uma lembrancinha doce: Bolachas decoradas em forma de porquinho.
 
Cartãozinho em forma de porquinho.
 
Outro Blog, com atividades bem legais: http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com
Vi este planejamento no site do MEC - Portal do professor. É uma ótima sugestão de atividade para produção de texto, principalmente para 3º e 4º Ano.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita produzida pelos alunos.
• Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.

Duração das atividades
Quatro aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Em uma conversa informal questionar os alunos sobre quais histórias infantis eles já ouviram ou assistiram,  qual mais gostaram, etc.
Estratégias e recursos da aula
• 1ª etapa Em círculo, leia para os alunos a história  Os três Porquinhos e anuncie que esse texto será recontado pelo grupo. Após será feito um livro que será exposto no mural da escola.

• 2ª etapa
As crianças irão assistir no data show o desenho dos Três porquinhos, observando o enredo da história.

3ª etapa

Questionamentos orais sobre os acontecimentos, recuperando a história com base em algumas passagens da narrativa. Por exemplo: “Como era a casa dos três porquinhos? Qual casinha era mais resistente? Por quê?.
Observe aos poucos os trechos vistos e lidos. Logo após, solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.

• 4ª etapa
Inicie a produção do texto Os três Porquinhos, seguindo as mesmas orientações  da 3ª etapa.

• 5ª Etapa
Releia o texto produzido pelos alunos. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.

• 6ª etapa
Apresente o texto produzido pelos alunos em roda no qual será feito a troca dos mesmos entre os alunos da turma para que todos possam ter acesso às produções dos colegas.

• 7ª etapa

Discuta com todas as ilustrações que farão parte de cada história e inicie a confecção dos livros ressaltando sobre a importância seqüencial dos fatos na história.

• 8ª etapa
Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos e ilustrados pelos alunos, com base no que foi trabalhado em sala de aula.

• 9ª etapa 
Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas. 


Produto final
Um livro com as histórias reescritas pelo grupo para ser exposto no mural,  onde todos terão acesso aos trabalhos dos alunos.
Recursos Complementares



Livro: Os três porquinhos, folhas para a reescrita da história lida pelos alunos, lápis de cor ou canetas coloridas, grampeador, sulfite colorido para a confecção das capas.

Vídeo Os três Porquinhos.
Avaliação
Através da produção dos livros confeccionados pelos alunos, observar se houve a participação de todos durante o processo, e se conseguiram identificar que na linguagem oral e escrita existem algumas diferenças,  recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.

4 comentários:

Clotilde Pinho disse...

Excelente trabalho! Fiquei maravilhada com tanta criatividade! Parabéns! Vou aproveitar todos os detalhes ao planejar minhas aulas.

AMANDO A VIDA disse...

Obrigada Clotilde!
Espero que você tenha ótimos resultados com sua turma! Beijos!

Ana Lúcia disse...

Parabéns pelo trabalho!!!
Muito lindo!
Fiquei encantada...

Bjos

AMANDO A VIDA disse...

Oi Ana Lúcia!
Algumas atividades eu compilei de outros blogs, mas e outras são de minha experiência em sala de aula. O importante é você sempre pesquisar para criar coisas diferentes com os alunos.
Obrigada pela atenção!!