RECEITAS

Além de dar aulas, ministrar palestras e fazer cartões artesanais. Amo verdadeiramente cozinhar. Cozinho porque acredito que quando o fazemos, estamos doando um pouquinho si para os outros. E não há coisa melhor do que ao ver os outros saborearem e dizerem: HUM!! QUE DELÍCIA!! Isso é verdadeiramente ótimo. Neste sentido, vou postar umas imagens de filmes que são maravilhosos por retratarem esta minhão  paixão. Espero que gostem, pois há uma oficina que chamo-a de: O SABOR DE APRENDER. Pois relaciono duas das minhas grandes paixões: Aulas e Cozinhar. O que me inspirou a fazer esta página? Foi o filme que acabei de assistir, Julie&Julia. Excelente!!
1º Filme: TEMPEROS DA VIDA (POLITIKI KOUZINA) - Belíssimo filme,  filme conta a vida do professor de Astrofísica da Universidade de Atenas, Fanis Iakovidis (Georges Corraface) filho de pais gregos, criado em Istambul. Seu avô Vassilis (Tassos Bandis), turco de origem grega, foi a grande referência de sua infância. Dono de um empório e apaixonado pelo aroma dos temperos, era também um filósofo que tirava dos temperos  os ensinamentos para a vida; para ele cada tempero tem o seu significado e "as vezes é melhor errar a receita, utilizando-se um tempero diferente, pois os temperos fortes tornam as pessoas introspectivas, já temperos suaves, como a canela, fazem as pessoas se olharem nos olhos" , filosofa no filme. Fanis passa sua infância no empório do avô e conhece seu primeiro, único e grande amor, a garota Saime, para quem cozinhava, utilizando-se dos ensinamentos do avô, enquanto ela dançava para ele. Com a invasão turca no Chipre o governo deporta os gregos da Turquia e Fanis, aos 7 anos de idade, ,junto com os pais, volta para a Grécia onde cresce aficionado pela culinária e preso às memórias do avô e de Saime. Ele enfrenta muita resistência familiar pelo seu amor à cozinha e sua crise só termina 35 anos depois quando ouve do tio, um oficial da marinha, a frase que muda sua vida, "Na vida há dois tipos de viajantes, os que estão indo orientam-se pelos mapas e os que estão voltando orientam-se pelo espelho". Fanis olha para seu espelho e resolve colocar sal (o tempero que não aparece mas que confere todo o sabor) em sua vida, retornando à Istambul para rever o avô no leito da morte e reencontrar Saime (Basak Köklükaya). Na Turquia rememora os melhores dias de sua vida. O filme, obrigatório para os gastrônomos, ensina que a arte de cozinhar e a apreciação dos temperos por todos os órgãos do sentido trazem muitos ensinamentos ao amor e à vida.

2º Filme: JULIE & JULIA - O filme Julie & Julia nos conta, ao mesmo tempo, duas histórias de duas mulheres diferentes, que viveram em tempos distintos. Uma delas, Julia Child (Meryl Streep), ao mudar-se para a França e tornar-se uma fã da culinária francesa, tornou-se famosa após adaptar as receitas para as americanas. A idéia era ajudar pessoas que, não tendo empregadas, tivessem necessidade de cozinhar para suas famílias. Mas nem tudo foi tão simples nem rápido assim. Ao se casar, não sabia quase fazer nada na cozinha. Resolveu, então, aprender a cozinhar para ocupar o tempo de forma produtiva, pois precisou ir morar em Paris por causa de uma transferência do marido e precisou abrir mão de seu trabalho. Julia procurava mais que um passatempo. Por isso, entrou em um curso profissionalizante (numa turma composta somente por homens, seu primeiro desafio) e acabou formando-se no Le Cordon Bleu. Ao mesmo tempo, o filme conta a história de Julie Powell. Assim como Julia, é uma mulher sem empregada, só que nos tempos “modernos” do ano 2000. Morando no Queens (EUA) com seu marido, vive frustrada com o trabalho e carrega a frustração de ter sonhado ser escritora, mas não ter obtido sucesso . Ela, assim como Julia, também ama cozinhar. Mas o filme conta como essas mulheres mudaram suas vidas - de pessoas comuns a mulheres famosas e realizadas.


3º Filme: Ratatouille - é um filme norte-americano do gênero animação, sendo o oitavo longa-metragem do gênero produzido pela Pixar e lançado em 2007. Conta a história de Rémy, um rato vivendo em Paris que sonha em se tornar um chefe de cozinha. O filme foi dirigido por Brad Bird, que assumiu depois de Jan Pinkava em 2005, e foi lançado nos EUA em 29 de Junho de 2007. O elenco que interpreta os personagens da animação é composto por: Patton Oswalt como o protagonista, o rato Rémy. Brad Garrett, dá voz ao chef Auguste Gusteau. O pai de Rémy, Jango, é interpretado por Brian Dennehy. Outras vozes conhecidas são de Janeane Garofalo, Ian Holm ,o consagrado ator Peter O'Toole, além de Lou Romano e Peter Sohn, que participaram de Os Incríveis (trabalho anterior de Bird). Em 2008 o filme ganhou o Oscar de melhor filme de animação.

4º Filme: Como água para chocolate - Tita (Lumi Cavazos) nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita.

5º Filme: Chocolate - Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá, decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.

6º Filme: Sem reservas – É uma comédia romântica - Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito. Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando é contratado Nick (Aaron Eckhart), um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin), sua sobrinha de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia.

23 filmes que retratam o universo da gastronomia
Devo estar fazendo alguma injustiça, mas de qualquer forma aí vai a listinha. Você achará facilmente na net sobre os autores de cada filme e sobre a ficha técnica deles.
-O Amor Está na Mesa,
-Big Night
-Comer, Beber, Viver
-A Comilança
- O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e o Amante
-Tampopo – Os Brutos Também Comem Spaghetti
-Tomates Verdes Fritos
-Simplesmente Marta
-Uma receita para Máfia
-A Grande Noite
-Alimento da Alma
-As Férias da Minha Vida
-As Luzes de um Verão
-Estômago
-Herencia
-Histórias de Cozinha (Salmer Fra Kjøkkenet)
-Jantar com Amigos
-Mondovino
-Nação Fast Food (Fast Food Nation)
-O Cheiro de Papaia Verde
- A Época da Inocência
- A Festa de Babette

E o mais recente visto e que recomendo para todas as mulheres é: COMER, REZAR, AMAR. Um belíssimo filme que trata com muito brilho o universo interior de uma mulher.