GEOGRAFIA NO 7º ANO

 O alunos do 7º ano, do Colégio Moraes Rêgo, ano de 2009, durante o mês de agosto, realizaram uma pesquisa sobre o folclore brasileiro, este trabalho foi realizada individualmente e abrange as diversas expressões do folclore. Click no link. Leia o trabalho e ao final, deixe o seu comentário. Beijos a todos.
O que é o folclore? - Bruna 7º B
Região Sul: danças folclóricas - Aluno Tomás 7º B
Região Sul: Mitos e Lendas - Rodrigo 7º A
 Região Sul: Mitos e Lendas - Ednaldo 7º B
Região Sul: artesanato e culinária - Caio Cardozo 7º B
Região Sul: Artesanato e culinária - Valeska 7º A
Região Norte: danças folclóricas - João Pedro 7º B
Região Norte: Artesanato e Cultura - Alice 7ºB
Região Norte: Mitos e lendas - Amanda Battaglin
Região Nordeste: Provérbios - Henrique 7º A
Região Nordeste: Tipos regionais - Marcelo 7º B
Nordeste: Danças folclóricas - Gabriel 7º A
Região Nordeste: Tipos regionais - João Vitor 7º A
Região Sudeste: Provérbios - Marcela 7º A
Região Sudeste: Danças Folclóricas - Matheus Pires 7º B
Região Sudeste: Artesanato e Culinária - Maria Williane
Região Sudeste: Mitos e lendas - Luiza Rodrigues 7º A
Região Sudeste: Provérbios - Eduardo 7º B
Região Sudeste: Tipos regionais - Leonardo 7º B
Região Centro-Oeste: culinária e artesanato - Letícia 7º A
Centro-Oeste: Mitos e Lendas - Yuri 7º B
Região Centro-Oeste: Danças Folclóricas - Luiza Aviani 7º A
A história do samba - Matheus Martins 7º A



A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO - SOMOS MISCIGENADOS!!!



Nós brasileiros temos uma característica bastante peculiar quanto à nossa formação étnica. Somos miscigenados.  Nossa mistura foi feita por três povos principais: Índios, Negros e Brancos. Foi uma mistura contraditória, pois ao mesmo tempo que havia o preconceito dos brancos com os povos indígenas, houve também a mistura. Ao mesmo tempo que houve a escravidão negra, houve a mistura com estes povos. Negros que por mais de dois séculos foram escravos e subjugados. Porém todos estes povos deram a sua contribuição à cultura brasileira, tornando-nos um povo alegre, caloroso, sorridente, criativo, lutador e com belezas ímpares a serem exportadas ao mundo.

A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. É notório que, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: são diferentes etnias, porém, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com largo predomínio de católicos, (Mas alta conversão ao ramo evangélico). Esta igualdade linguística e religiosa é um fato raro para um país imenso como o Brasil. Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indígenas, com menor participação africana.
Quanto mais a sul do Brasil nos dirigimos, mais europeizada a cultura se torna. No Sul do país as influências de imigrantes italianos e alemães são evidentes, seja na culinária, na música, nos hábitos e na aparência física das pessoas. Outras etnias, como os árabes, espanhóis, poloneses e japoneses contribuíram também para a cultura do Brasil, porém, de forma mais limitada.
Sobre este tema, sempre passo uma atividade para meus alunos colocarem no portifólio - colar imagens que caracterizam a cultura brasileira e a contribuição de cada povo para esta cultura. Fica um trabalho belíssimo, pois eles colam imagens retiradas de jornais e revistas.