Me propuz um desafio com os livros da Editora Ibep/Companhia Editora Nacional, a qual faço assessorias nas diversas escolas. Iniciarei com a sugestão do próprio site com um livro de literatura e sempre que possível, colocarei outros livros com sugestão de atividades.
Iniciando com POESIAS.LIVRO: ABC quer brincar com você |
|
Sugestão de atividade: Poesia é arte, arte é poesia |
Disciplina:Língua Portuguesa Objetivos
Material a ser utilizado
Sensibilização
1ª Aula: Criando a poesia
Português: produções de texto (compor letras de música e poesias), conhecer algumas fábulas contadas em versos.
Artes e teatro: dramatização da poesia, esculturas com massinha, desenhos com tinta e utilização de sucata.
Informática: reprodução das poesias e músicas.
Música: integrar a música com a expressão corporal, inventando gestos e movimentos com o corpo. Trabalhar o ritmo, não só das músicas como também das poesias, fazendo as marcações com as palmas.
Exposição
A exposição dos trabalhos pode ser feita para toda a comunidade escolar.
Conclusões e aplicações
- Levar o aluno a perceber a diferença entre um texto narrativo e um texto poético.
- Identificar as rimas nos versos e levá-los à construção de novas rimas e poesias.
- Perceber a estrutura da poesia, como os versos e as estrofes, comparando com a estrutura de um texto narrativo, frases e parágrafos.
- Mostrar que uma história também pode ser escrita em forma de poesia, valorizando as rimas.
- Levar o aluno a perceber que uma música pode ser cantada ou simplesmente recitada, pois algumas poesias ganham a melodia e viram música.
- Despertar a curiosidade e motivá-los a escrever suas próprias poesias, podendo até criar melodias, deixando que eles expressem seus sentimentos e emoções.
- Qual é a diferença entre uma poesia e um texto de jornal, uma história em quadrinhos e um texto do livro didático?
- Quem já leu alguma poesia?
- O que é rima? Vamos brincar de rimar?
- Qual é o tipo de leitura que vocês preferem? Gibis, revistas, jornal...
Material a ser utilizado
- Livros com textos, livros infantis, livros de poesias, livros didáticos, jornais, revistas, gibis etc.
- Folhas de papel ofício, cartolina, massinha de modelar, papéis coloridos, hidrocor, lápis de cor, latas de leite, cola, giz de cera, tintas, tesoura etc.
- Livro: ABC quer brincar com você, de José Santos e Alcy da Companhia Editora Nacional.
- Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
- Educação: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
Sensibilização
- Pedir aos alunos que tragam livros de poesia para a aula. Ler poesias dos livros da sala de leitura.
- Fazer uma roda de leitura com várias poesias de diversos autores e pedir para que cada um identifique a que mais gostou.
- Explorar a poesia (ler pela segunda vez para que, coletivamente, completem com as rimas), verificar número de versos, estrofes, o tema, se é uma música, inventar melodias etc.
- Listar no quadro palavras ditas pelos alunos e, coletivamente, explorar as rimas com essas palavras, para que sirvam de inspiração na criação de novas poesias.
- Motivar os alunos a expressarem seus sentimentos, a escreverem seus primeiros versos em torno de um assunto escolhido individualmente ou coletivamente.
- Ler o livro: ABC quer brincar com você, de José Santos e Alcy da Companhia Editora Nacional.
1ª Aula: Criando a poesia
- Identificar com o grupo a diferença entre um texto narrativo e um texto poético.
- Ler várias poesias, letras de músicas e histórias.
- Brincar de cantar e mudar a letra de uma determinada música (paródia).
- Escolher qualquer palavra em grupo e listar todas as palavras que rimam, fazendo assim vários grupos de palavras.
- Colocar em exposição na lousa. Com base nessa lista, os alunos poderão montar a sua própria poesia.
- Mostrar que algumas palavras às vezes rimam e não têm a mesma grafia. Exemplo: mal e mingau.
- Colocar cinco poesias em uma caixa e ir sorteando, uma a uma, para serem lidas.
- Pedir aos alunos que individualmente indiquem a que mais gostaram.
- Dividir em pequenos grupos, de acordo com a escolha feita. Pedir que eles desenhem uma cena ou figuras sobre a poesia escolhida, utilizando o material escolhido por eles, livremente. Pode ser hidrocor, tinta ou giz de cera.
- O desenho poderá ser individual ou coletivo, em uma mesma cartolina.
- Fazer um mural, separando os desenhos com suas respectivas poesias.
- O interessante dessa atividade é observar a riqueza dos trabalhos com a diversidade dos materiais utilizados, em um único contexto: a poesia escolhida.
- Dividir a turma em grupos de quatro alunos, recitar cinco poesias e posteriormente inventar uma música para cada uma.
- Confeccionar com sucata instrumentos musicais, para tocá-los na apresentação das músicas.
Português: produções de texto (compor letras de música e poesias), conhecer algumas fábulas contadas em versos.
Artes e teatro: dramatização da poesia, esculturas com massinha, desenhos com tinta e utilização de sucata.
Informática: reprodução das poesias e músicas.
Música: integrar a música com a expressão corporal, inventando gestos e movimentos com o corpo. Trabalhar o ritmo, não só das músicas como também das poesias, fazendo as marcações com as palmas.
Exposição
A exposição dos trabalhos pode ser feita para toda a comunidade escolar.
Conclusões e aplicações
- Possibilidade de os alunos criarem suas próprias rimas e poesias.
- Participação ativa em todas as atividades propostas em sala.
- A musicalidade e o ritmo deram vida na interpretação e na leitura das poesias.
- Os alunos se sentirão mais motivados a escrever outras poesias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário