quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

LIVRO: ABC quer brincar com você

Me propuz um desafio com os livros da Editora Ibep/Companhia Editora Nacional, a qual faço assessorias nas diversas escolas. Iniciarei com a sugestão do próprio site com um livro de literatura e sempre que possível, colocarei outros livros com sugestão de atividades.
Iniciando com POESIAS.
LIVRO: ABC quer brincar com você  
Autores: Alcy, José Santos
Ilustrações de Alcy
Coleção: Lazuli Infantil
ISBN: 8504008843
Código: LZ-00884
Formato: 21 x 23 cm
Páginas: 32
Catálogo: Literatura Infantil
Obra indicada a partir de 7 anos
Sugestão de atividade: Poesia é arte, arte é poesia  
Disciplina:Língua Portuguesa Objetivos
  • Levar o aluno a perceber a diferença entre um texto narrativo e um texto poético.
  • Identificar as rimas nos versos e levá-los à construção de novas rimas e poesias.
  • Perceber a estrutura da poesia, como os versos e as estrofes, comparando com a estrutura de um texto narrativo, frases e parágrafos.
  • Mostrar que uma história também pode ser escrita em forma de poesia, valorizando as rimas.
  • Levar o aluno a perceber que uma música pode ser cantada ou simplesmente recitada, pois algumas poesias ganham a melodia e viram música.
  • Despertar a curiosidade e motivá-los a escrever suas próprias poesias, podendo até criar melodias, deixando que eles expressem seus sentimentos e emoções.
Formulação dos problemas
  • Qual é a diferença entre uma poesia e um texto de jornal, uma história em quadrinhos e um texto do livro didático?
  • Quem já leu alguma poesia?
  • O que é rima? Vamos brincar de rimar?
  • Qual é o tipo de leitura que vocês preferem? Gibis, revistas, jornal...
Tempo da atividade: 3 aulas
Material a ser utilizado
  • Livros com textos, livros infantis, livros de poesias, livros didáticos, jornais, revistas, gibis etc.
  • Folhas de papel ofício, cartolina, massinha de modelar, papéis coloridos, hidrocor, lápis de cor, latas de leite, cola, giz de cera, tintas, tesoura etc.
  • Livro: ABC quer brincar com você, de José Santos e Alcy da Companhia Editora Nacional.
Temas transversaisÉtica:
    Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade cultural:
    Educação: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
Execução
Sensibilização
  • Pedir aos alunos que tragam livros de poesia para a aula. Ler poesias dos livros da sala de leitura.
  • Fazer uma roda de leitura com várias poesias de diversos autores e pedir para que cada um identifique a que mais gostou.
  • Explorar a poesia (ler pela segunda vez para que, coletivamente, completem com as rimas), verificar número de versos, estrofes, o tema, se é uma música, inventar melodias etc.
  • Listar no quadro palavras ditas pelos alunos e, coletivamente, explorar as rimas com essas palavras, para que sirvam de inspiração na criação de novas poesias.
  • Motivar os alunos a expressarem seus sentimentos, a escreverem seus primeiros versos em torno de um assunto escolhido individualmente ou coletivamente.
  • Ler o livro: ABC quer brincar com você, de José Santos e Alcy da Companhia Editora Nacional.
Concretização
1ª Aula: Criando a poesia
  • Identificar com o grupo a diferença entre um texto narrativo e um texto poético.
  • Ler várias poesias, letras de músicas e histórias.
  • Brincar de cantar e mudar a letra de uma determinada música (paródia).
  • Escolher qualquer palavra em grupo e listar todas as palavras que rimam, fazendo assim vários grupos de palavras.
  • Colocar em exposição na lousa. Com base nessa lista, os alunos poderão montar a sua própria poesia.
  • Mostrar que algumas palavras às vezes rimam e não têm a mesma grafia. Exemplo: mal e mingau.
2ª Aula: Pintando a poesia
  • Colocar cinco poesias em uma caixa e ir sorteando, uma a uma, para serem lidas.
  • Pedir aos alunos que individualmente indiquem a que mais gostaram.
  • Dividir em pequenos grupos, de acordo com a escolha feita. Pedir que eles desenhem uma cena ou figuras sobre a poesia escolhida, utilizando o material escolhido por eles, livremente. Pode ser hidrocor, tinta ou giz de cera.
  • O desenho poderá ser individual ou coletivo, em uma mesma cartolina.
  • Fazer um mural, separando os desenhos com suas respectivas poesias.
  • O interessante dessa atividade é observar a riqueza dos trabalhos com a diversidade dos materiais utilizados, em um único contexto: a poesia escolhida.
3ª Aula: Poesia e sucata
  • Dividir a turma em grupos de quatro alunos, recitar cinco poesias e posteriormente inventar uma música para cada uma.
  • Confeccionar com sucata instrumentos musicais, para tocá-los na apresentação das músicas.
Integração
Português: produções de texto (compor letras de música e poesias), conhecer algumas fábulas contadas em versos.
Artes e teatro: dramatização da poesia, esculturas com massinha, desenhos com tinta e utilização de sucata.
Informática: reprodução das poesias e músicas.
Música: integrar a música com a expressão corporal, inventando gestos e movimentos com o corpo. Trabalhar o ritmo, não só das músicas como também das poesias, fazendo as marcações com as palmas.
Exposição
A exposição dos trabalhos pode ser feita para toda a comunidade escolar.
Conclusões e aplicações
  • Possibilidade de os alunos criarem suas próprias rimas e poesias.
  • Participação ativa em todas as atividades propostas em sala.
  • A musicalidade e o ritmo deram vida na interpretação e na leitura das poesias.
  • Os alunos se sentirão mais motivados a escrever outras poesias.
image

Nenhum comentário: