quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

MATEMÁTICA SABOROSA

Hoje realizei uma assessoria no Colégio Paz e Bem, lá na Morada da Serra em Águas Lindas. Imagine um lugar longe, mas as pessoas são maravilhosas. Levei como sugestão uma receita de bolo de milho que é o maior sucesso. Então aqui vai a dica para um projeto de aula, simplesmente maravilhosa.

Objetivo Geral: Por meio de uma receita despertar na criança o gosto pela aprendizagem, percebendo que a matemática está em todos os momentos e ambientes de nossa vida.

Habilidades: 
- Identificar o tipo de gênero textual e caracterizá-lo;
- Retirar do texto palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas;
- Retirar do texto palavras com dígrafo;
- Compreender a função e empregar corretamente os verbos no modo imperativo;
- Identificar os números e numerais presentes na receita;
- Identificar medidas de capacidade e tempo;
- identificar a noção de número - mais/menos, maior/menor;
- Identificar/Reconhecer unidade, dezena e centena;
- Relacionar as formas geométricas com as formas das embalagens;
- Identificar os alimentos de origem vegetal e animal;
- Identificar alimentos saudáveis;
- Relacionar alimentos derivados do leite, do ovo, do côco e do trigo;
- Diferenciar alimentos naturais e alimentos industrializados;
- Diferenciar ambientes rurais e urbanos;
- Coletar novas receitas;
- Produzir livros de receitas.

Procedimentos: 
1º Aula: Com a professora vestida com um avental e chapéu de cozinheiro (que pode ser feito em TNT) ou outro material. (Dessa forma porque atrai a curiosidade dos alunos). Apresentar a receita aos alunos e já começar a fazer junto com a turma. 

Eis a receita:
100 gramas de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 lata de milho verde (com a água)
4 ovos
2 colheres de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
1 colher de pó royal

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 4 minutos.
Despeje em forma inglesa (com furo no meio), untada e enfarinhada.
Asse por 40 minutos em forno médio (180º a 220º)

Rende: 12 porções.

Assim enquanto o bolo assa, você vai trabalhando os possíveis conceitos: O que mandou ser feito na receita. Qual a primeira ação, a segunda e a terceira? Explicar que este tipo de texto é chamado texto instrucional.

Conceito: O texto instrucional tem uma estrutura bem simples, o que permite a uma pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer uma coisa a partir de sua leitura. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar um jogo, a jogar; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a preparar; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente. Em alguns casos, os textos instrucionais servem para orientar pessoas em situações de emergência. Em situações como essas, é recomendável que a pessoa tenha acesso a instruções para resolver determinados problemas de forma bastante objetiva e clara. Daí a importância da estrutura dos textos instrucionais, que até na maneira como estão diagramados podem contribuir para facilitar a tomada de decisões. As instruções configuram-se , habitualmente, com verbos no modo imperativo (misture, adicione, sirva…) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar…).

  Apresentar para os alunos diferentes textos instrucionais. Após a socialização e leitura dos textos, é importante a construção de um quadro com as características dos textos instrucionais, principalmente, das receitas.

2. Retomar a função e formação do modo imperativo. 
Após pedir aos alunos para listarem exeplos de textos instrucionais que eles já sabem, ou viram. Atividades de compreensão do texto:

1- COMPREENDENDO O TEXTO:
A) QUAL A FINALIDADE DO TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER?_________________________

B) ONDE PODEMOS ENCONTRAR ESSE TIPO DE TEXTO?___________________________________________

C) EM QUANTAS PARTES PODEMOS DIZER QUE O TEXTO FOI DIVIDIDO? QUAIS SÃO ELAS?____________

D) SE TIRÁRMOS UMA PARTE DO TEXTO, VAMOS CONSEGUIR FAZER A RECEITA COM SUCESSO? POR QUÊ?______________________________________________________________________

E) NO TEXTO ENCONTRAMOS VÁRIAS FORMAS VERBAIS QUE DÃO ORDEM, MANDAM FAZER ALGO. IDENTIFIQUE-AS:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 CONSTRUA FRASES USANDO AS SEGUINTES DE PALAVRAS:

A) LEITE CONDENSADO ............................................................................................................

B)MILHO...............................................................................................................................

C)ÓLEO.........................................................................................................................

D)CÔCO ......................................................................................................................

Pedir aos alunos para copiarem a receita no caderno e ilustrar.(Ou você pode montar com eles um portifólio só com os gêneros textuais, fica algo belíssimo).

Em um segundo momento da aula, é importante trabalhar com os rótulos das embalagens, explorando as formas: redondo/cilindro (lata de pó royal, lata de milho, óleo e leite condensado), quadrado (pacote de coco ralado), oval (ovos) e retangular (pacote de farinha de trigo). Ainda usando os rótulos, formar dois grupos: um de alimentos industrializados e outros de alimentos naturais e anotar as quantidades em cada grupo (Trabalhando assim a noção de número - mais/menos). Explorar os tamanhos das embalagens, comparando maior/menor.

Sempre registrando as observações no quadro, para os alunos registrarem posteriormente no caderno.
Ao final da aula, degustação do bolo com toda a turma. Ou mesmo no momento do lanche, realizando um lanche coletivo. O que é um momento riquíssimo em sala de aula.

Em casa: Uma outra receita para os alunos completarem utilizando os verbos no tempo imperativo

Texto para os alunos completarem com os verbos no modo imperativo:


Bolo de chocolate crocante
Rendimento: 20 porções

Ingredientes da massa
  • 6 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 colheres (sopa) de óleo de soja
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 xícaras (chá) de água quente
  • 2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
  • 1 colher (café) de sal Ingredientes do creme
  • 4 xícaras (chá) de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 unidade(s) de gema de ovo
  • 5 colheres (sobremesa) de chocolate em pó
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
  • 1 lata de creme de leite gelado(s) Ingredientes do recheio
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de nozes triturada(s)
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó Ingredientes da calda
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 unidade de canela em pau
  • 3 unidades de cravo-da-índia
  • 3 colheres(sopa) de rum
    Modo de preparo
    Massa
    _____________ (bater) os ovos inteiros com o açúcar por 10 minutos. ___________ (diminuir) a velocidade da batedeira e _____________ (juntar) a água misturada ao óleo. ______________ (desligar) e _____________ (misturar) delicadamente a farinha peneirada juntamente com o chocolate em pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó. ________________ (colocar) a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. _____________ (levar) ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para assar. Creme
    _______________ (bater) no liquidificador o leite, o leite condensado, as gemas, o chocolate em pó e o amido de milho. ____________ (levar) ao fogo juntamente com a manteiga. ______________ (mexer) até engrossar. _______________ (retirar) do fogo. ______________ (juntar) a baunilha e o creme de leite. ____________ (colocar) um pedaço de filme plástico sobre a superfície do creme para não criar película enquanto esfria. Recheio
    _______________ (levar) ao fogo o açúcar com a manteiga. ____________ (deixar) caramelizar. ___________ (juntar) a castanha de caju ou as nozes, e _______________ (despejar) sobre mármore untado. ____________ (deixar) esfriar e ____________ (quebrar) em pedaços. ________________ (colocar) em um saco plástico com o leite em pó e ______________ (bater) com um martelo de carne para triturar. ______________ (reservar). Calda
    Numa panela, _______________ (misturar) todos os ingrediente, exceto o rum, e __________ (levar) para ferver em fogo baixo, por 4 minutos. _____________ (retirar) do fogo e ______________ (juntar) o rum. _____________ (reservar).

    Montagem do bolo

    ___________ (cortar) a massa do bolo ao meio, e __________ (regar) com a calda. ___________ (espalhar) uma camada farta de creme e metade do crocante. ____________ (colocar) a outra massa do bolo com a parte do corte virada para cima. ____________ (regar) com a calda, ______________ (espalhar) o creme por todo o bolo e _____________ (salpicar) o restante do crocante por cima. __________ (levar) à geladeira. __________ (servir) bem gelado. Dica: de preferência, ____________ (preparar) esse bolo de véspera, pois fica mais gostoso.
2º Aula: Retomada da receita do bolo de milho, relendo os seus ingredientes e registrando os números por meio de perguntas, no caderno de matemática:

1- Quantos ovos foram usados?

2 - Quantos ingredientes foram usados em latas?

3 - Quanto tempo levou para assar o bolo?

4 - Desenhe a meia xícara de óleo.

É importante neste momento, conforme a turma, revisar a sequência numérica: até 10 (1º Ano), de 10 em 10 até 100 (2º Ano). Neste sentido, pode-se trabalhar a ideia de dezena e centena, pode-se introduzir com a turma o que é uma centena e trabalhar com material dourado, com dinheiro, etc.
Uma ótima atividade a ser realizada junto com o Sistema Monetário é a pesquisa dos preços dos ingredientes da receita - Atividade de Casa. Em sala, pode-se trabalhar as quatro operações, tendo como situação problema os valores que foram gastos na compra dos ingredientes. Assim como, operações com números decimais (caso de 5º ano). Tudo vai depender da criatividade de cada professor. E o mais importante, matemática se aprende com exercícios. Então, coloque os alunos para realizar atividades dos conteúdos trabalhados com a receita do bolo de milho.

3º Aula - Seria voltada para a disciplina de história e geografia, onde poderíamos trabalhar os alimentos que são produzidos no campo e aqueles produzidos na cidade. Separando-os em dois grupos. Questionar com os alunos se algum já foi em algum sítio, fazenda ou chácara. Perguntar como é a paisagem, o que havia e fazer o registro por meio de desenho.

Explorar uma paisagem urbana e pedir aos alunos que listem as diferenças entre essas paisagens. Em seguida, perguntar quais atividades são desenvolvidas no campo e quais são desenvolvidas na cidade. (Dentro da coleção 
Eu Gosto de História e Geografia, você pode utilizar esta atividade para trabalhar os conteúdos dos capítulos 09 - agricultura e pecuária, 10 - O comércio e 11 - A indústria). Pois analisa onde se produziu a matéria-prima de cada ingrediente. Onde foi comercializada e onde foi transformado o leite, o trigo e todos os ingredientes industrializados. Assim como no terceiro ano, as lições 05 - O campo e 06 - A cidade de História e a Lição 06 da parte de Geografia.

O trabalho com receitas é amplo e bastante rico. Dependo do objetivo, o professor pode trablhar durante todo o ano. No mês de maio, pode-se preparar para as mães um belo livro de receitas.

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