
Autores: Valéria Belém
Ilustrações: Adriana Mendonça
Coleção: Poesia
ISBN: 850400838X
Código: AL-00838
Formato: 20 x 20 cm
Páginas: 48
Catálogo: Literatura Infantil
O livro traz cinco poesias, uma brincadeira de compor de fácil entendimento para as crianças a partir do 2º ano. Suas ilustrações são bem coloridas, o que gera um desejo em folhear o livro e descobrir do que se trata.
Coleção: Poesia
ISBN: 850400838X
Código: AL-00838
Formato: 20 x 20 cm
Páginas: 48
Catálogo: Literatura Infantil
O livro traz cinco poesias, uma brincadeira de compor de fácil entendimento para as crianças a partir do 2º ano. Suas ilustrações são bem coloridas, o que gera um desejo em folhear o livro e descobrir do que se trata.
O professor pode trabalhar todo o livro, ou cada poesia separadamente. Aqui vão algumas dicas para trabalhar este livro em sala de aula.
Antes de mais nada o trabalho com poesia é o desenvolvimento da sensibilidade auditiva, estimula-se o desenvolvimento da concentração e o imaginário das crianças. Por isso é sempre importante ter um ambiente estimulador, onde a sala deverá estar organizada para os sentidos serem estimulados.
Estimule os alunos a lerem os poemas presentes ao longo do livro, consultando um dicionário para verem o significado das palavras desconhecidas por eles. Depois deverão escolher a poesia que mais lhe agradou, explicando o motivo.
Agrupe os alunos de acordo com os poemas escolhidos e peça-lhes para que reescrevam o poema em uma folha de papel. (Com isso, estará praticando a escrita, de forma prazerosa) e que ilustrem a seu gosto, diferente da ilustração presente no livro. Faça um mural com a releitura das ilustrações dos poemas.
Em um segundo momento, releia com os alunos cada poesia e peça para que eles copiem as palavras que rimam na primeira poesia. Explicando o que é rima - palavras que possuem o final com o mesmo som. A seguir, peça para que acrescentem em cada rima mais duas palavras que rima com estas da poesia e que façam uma frase que termine com as palavras do poema e que eles acrescentaram.
1ª POESIA: TUDO EM CORES
Amarelo - Marcelo / papel - céu / rosa - prosa / menina - pequenina / atrevida - vida
Após construírem as frases deverão organizá-las em estrofes que misturam as frases de cada grupo de rima - É muito importante o professor explicar para os alunos o que é estrofe - Estrofe é definida, na poesia moderna, como cada uma das seções que constituem um poema, ou seja cada agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de conteúdo e de ritmo.
Assim ao final do trabalho, cada aluno deverá ter construído a sua própria poesia. Para ficar um trabalho ainda mais rico. Cada aluno poderá reescrever em uma folha decorada e o professor expor na sala como um varal de poesias.
Como atividade de enriquecimento, pode-se montar uma caixinha de poesias trazidas pelos alunos. E ao final de cada dia da semana, o professor pode sortear um aluno para retirar uma poesia e a declamar para os colegas.
2ª POESIA: PANELINHA
Nessa poesia há uma sonoridade especial, pois ao final de cada estrofe há uma repetição. Assim vale a seguinte explicação: Quando um verso se repete no início de todas as estrofes de um poema, é designado de antecanto. Se essa repetição ocorrer no final, é designado por bordão. Ao conjunto de versos repetidos no decorrer do poema chama-se estribilho ou refrão.
Então, para facilitar o entendimento das crianças, chamaremos de refrão a parte da poesia que se repete. Fica muito legal o professor ler a poesia e o refrão todos os alunos lerem juntos.
- Como enriquecimento desta atividade, acrescentar o estudo do poema TREM DE FERRO DE MANUEL BANDEIRA:
Trabalhe com o texto:
a) Peça para os alunos lerem o começo do poema prestando atenção no som dos versos:
Café com pão/Café com pão / café com pão/Virge Maria que foi isso maquinista.
O que o som desses versos imita?
b) Observe o tamanho dos versos desse poema. A maioria deles são curtos ou compridos (curtos)
c) Que impressão o ritmo da leitura do poema dá ao leitor sobre a velocidade do trem? (Que está andando rápido)
d) Releia atentando para o som e o ritmo dos versos:
foge, bicho / foge, povo / passa ponte / passa poste / passa pasto / passa boi / passa boiada / passa galho / da ingazeira
Há várias repetições nesse trecho. Que palavras se repetem? Há também sons repetidos. O som de quais letras mais se repetem?
e) Quando lemos esses nove versos, imaginamos que o trem:
( ) está andando bem devagar e que os passageiros podem apreciar a paisagem.
( x ) anda rápido, e os passageiros apenas veem a paisagem sendo cortada.
Voltando ao livro, pode-se utilizar esta poesia para o trabalho com alimentação. Alimentos saudáveis, frutas, verduras, etc.
Assim como pode ser o ponto de partida para a revisão das números naturais e adição até 10.
3ª POESIA: PERIGA AMAR
Esta poesia é ótima para trabalhar valores. Aceitação do outro como ele é.
O professor pode pedir para os alunos encenarem a poesia.
4ª POESIA - A GRANDE CONVEÇÃO
Esta poesia fala da reunião de alguns personagens do folclore brasileiro. Como ilustração e atividade para a aula de artes, é a confeccção de dobraduras pelos alunos destes personagens.
Também pode-se pedir uma pesquisa sobre as lendas e marcar uma data específica para os alunos fazerem a apresentação das pesquisas.
5ª POESIA: FUXICO
Esta poesia além do trabalho com rimas, versos e estrofes, dá para trabalhar com família.
O professor pede para os alunos citarem os membros de uma família descritos ao longo do poema. Pede para que cada um faça um desenho de sua família.
Pode ilustrar com a música Família dos Titãs, passe o vídeo a seguir para os alunos verem:
Pode também trabalhar com outros gêneros musicais, como o cantor Regis Danese.
Montagem de um mural com fotos da família de cada aluno. Trabalhar com os alunos os diferentes tipos de família e a sua importância para a sociedade.
Outra atividade a ser trabalhada com esta poesia é sobre o fuxico no sentido de fofoca. Uma brincadeira muito boa é o telefone sem fio e outra é a dinâmica a seguir:
O JOGO DO DADO
1- O professor, ao iniciar o jogo, apresenta um dado ou uma caixa com quatro lados, explicando que cada lado equivale a um número. Assim teremos então o lado 1, o lado 2, o lado 3 e o lado 4, devendo escrever os números para facilitar o visual.
2- Fica ainda acertado que, ao lançar o dado ou a caixa, todas as vezes que estiver por cima o número <<1>>, todos devem rir; O número <<2>>, todos dançar, o número <<3>>, todos cantar e o número <<4>>, todos ficar sérios.
3- Quem se enganar, sai do jogo, e no final os eliminados devem cumprir uma penitência. No final o professor deve comentar o propósito dessa dinâmica, que é mostrar, que quanto mais repetimos um determinado comportamento , mais fácil se torna , ter esse comportamento. Por isso devemos buscar sempre fazer coisas positivas, pois assim desenvolvemos o hábito, da ação correta.
Esta dinâmica foi retirada do site: www.projetovaloreshumanos.com.br

Um comentário:
Pragmatic Play offers a wide range of slots and
Pragmatic Play has a selection of slot 출장안마 games, including slots, table games, live dealer and live 출장마사지 casino 슈어 맨 games. It aprcasino.com is a 더킹카지노 도메인 leading provider
Postar um comentário